Rede de Sementes Mais Floresta se reúne para planejamento com o Redário
Após uma temporada intensa de coleta de sementes na primavera e verão, a Rede de Sementes Mais Floresta se reuniu no último dia 15 de abril no Sítio Oliveira (PA Juruá) – em Abelardo Luz, para mais uma atividade de planejamento. O evento contou com 17 pessoas, entre coletores, equipe da Apremavi e convidados.
A reunião teve como principal objetivo a aplicação do “Muvucômetro”, uma ferramenta de diagnóstico que avalia a maturidade das redes de sementes, identificando seus pontos fortes e necessidade de aprimoramento. A ação foi coordenada por Giovanna Bernardes, madrinha da Rede de Sementes Mais Floresta pelo Redário, movimento que reúne as Redes de Sementes do Brasil. A atividade permitiu que coletores e técnicos pudessem descrever a trajetória da rede e vislumbrar ações futuras para o grupo.
Outro ponto de diálogo do encontro foram os dados de coleta de 2024: no último ano foram coletados 207,16 kg de sementes, sendo as sementes mais coletadas: pinhão, butiá, jerivá e imbuia. Na ocasião, houve uma premiação simbólica para a família que coletou a maior diversidade de espécies no ano ado. A família Oliveira conquistou o reconhecimento por ter coletado 13 espécies diferentes.
José de Oliveira, agricultor e coletor de sementes, comenta a participação na Rede Mais Floresta: “Eu gosto de participar da rede, porque a gente nasceu e se criou no interior. Eu gosto de andar no mato, então quando a gente vai catar semente é uma coisa muito boa”.
A Rede de Sementes Mais Floresta
Formada em abril de 2023, a Rede de Sementes Mais Floresta surgiu das demandas da cadeia da restauração e atuais dificuldades na coleta de sementes. Os coletores engajados na Rede são moradores de seis projetos de assentamentos (PAs) de Abelardo Luz (PA 13 de Novembro, PA José Maria, PA Juruá, PA Papuã 1, PA Roseli Nunes e PA Volta Grande), localizada no oeste de Santa Catarina. As primeiras sementes coletadas foram da árvore símbolo da fitofisionomia regional: a araucária, e atualmente são coletadas sementes de mais de 20 espécies nativas da Floresta Ombrófila Mista, com potencial de expandir para 91 espécies, de acordo com estudos de ocorrências na região e demanda para projetos existentes.
Apoio
A Rede de Sementes Mais Floresta é apoiada pela Apremavi, através do Projeto +Floresta (coordenação) e Projeto Conservador das Araucárias (apoio).
O projeto + Floresta é financiado pelo Ibama através do Acordo de Cooperação Técnica nº 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC), pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação n° 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.
Autoria: Marluci Pozzan.
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto.
Foto de capa: Arquivo Apremavi.